Em comemoração ao dia do Atleta Olímpico, Vila Olímpica da Maré promove evento para jovens

Posted on Posted in Notícia Destaque, Notícias

O evento reuniu alunos, atletas e moradores com oficinas.

Os alunos de três escolas primárias tiveram contato com esportes olímpicos. (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

Na manhã desta sexta-feira (23), a Vila Olímpica Seu Amaro (VOSA), no conjunto de favelas da Maré, realizou o Festival Mundial do Desporto, em comemoração ao Dia Mundial dos Atletas Olímpicos, Paraolímpicos e Desporto olímpico.

O evento contou com a presença de dois atletas olímpicos: o nadador Guilherme Costa e a ginasta Flávia Saraiva. Além disso, foi promovido um encontro dos alunos da VOSA com três escolas municipais primarias da Maré: Erpidio Cabral de Souza (Indio da Maré ), Genival Pereira de Albuquerque e Osmar Paiva Camelo e as instituições Luta Pela Paz e Gol de Letra.

Guilherme Costa é medalhista de bronze nos 400m livres no Mundial de 2022. (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

 

Flávia Saraiva é uma das representantes dos novos talentos olímpicos brasileiros. (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

A programação contou também com apresentações dos projetos da Vila Olímpica, com dança, demonstração de karatê e ginástica; além de oficinas de ginástica artística e natação. Flávia Saraiva destacou que “as iniciativas sociais inserem as crianças nos esportes e mostram a elas outras possibilidades que podem seguir. Os projetos sociais tiram as crianças da rua e trazem elas pra perto do esporte. Dentro do esporte também é uma vida nova legal que você pode iniciar e mudar sua vida como a ginástica mudou a minha”.

Mães e alunos celebram o esporte

O evento lotou o ginásio da Vila Olímpica. O público era formado por muitas crianças acompanhados dos professores e algumas mães com os olhos brilhando. A moradora da Vila do João, Ana Angélica, conta que a vila olímpica abriu portas para sua filha, Clara Vitória, de 9 anos. “Ela é deficiente física faz natação e ballet na Vila Olímpica e aqui mostrou que é capaz e deu novos caminhos para ela seguir”. Por fim, Vitória completa. “Eu amo muito a Vila Olímpica, ela me traz muitas habilidades, conheço muitos amigos novos e tem muitos esportes pra eu fazer.”

A Vila Olímpica Seu Amaro promove a inclusão de pessoas com deficiência nos projetos esportivos. (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

A moradora da Nova Holanda, Inácia Cordeiro, conta que frequenta a Vila Olímpica com o filho Yan Cordeiro desde o ano passado e que tem ajudado o filho no desenvolvimento. “Ele gosta de estar no projeto, é tudo que ele mais ama.”

Yan completa que também faz natação na Vila Olímpica. (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

Elaine Cardoso considera mágica a participação da filha no evento. Beatriz Cardoso, de 15 anos, fez uma apresentação que emocionou a plateia. “Pra gente tá sendo gratificante. Ela tá muito participativa e interessada. Ela também faz aula de natação aqui. Tá de parabéns a equipe e todo o projeto porque dentro da comunidade a gente é muito esquecido e, ainda sendo uma criança com deficiência, é muito mais difícil.” conta.

O trabalho reúne esporte, cidadania e educação na construção da inclusão social e da igualdade de oportunidades. (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

Legado de Seu Amaro

Luciana Rocha diretora da União Esportiva da Vila Olímpica da Maré (UEVOM) relembra a preservação do trabalho de Seu Amaro, líder comunitário que idealizou o espaço esportivo. “A gente estar aqui é contribuir e reforçar o que ele nos passou”, conclui.

Três escolas da Maré estavam no evento. (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.