Museu de Ciências da Terra participa do projeto Educar Pelo Esporte

Posted on Posted in Notícia Destaque, Notícias, Publicações, Publicações

“Parceria entre o Museu de Ciência da Terra (MCTer) e Vila Olímpica Seu Amaro dialogou sobre as Ciências da Terra com mais de 300 crianças e adolescentes do Complexo da Maré (RJ)

 Museu em Movimento na Vila Olímpica Municipal Seu Amaro - Complexo da Maré 

Museu em Movimento na Vila Olímpica Municipal Seu Amaro – Complexo da Maré

Na última quinta-feira (2), o Museu de Ciências da Terra (MCTer), por meio do programa “Museu em Movimento”, participou do projeto Educar pelo Esporte, promovido pela Vila Olímpica Municipal Seu Amaro. Alocada no Complexo da Maré, (RJ), a iniciativa contribuiu com o desenvolvimento de crianças e adolescentes da Comunidade, a partir de atividades esportivas e educativas. Mais de 300 crianças e adolescentes participaram da ação.

Com o objetivo de transmitir conhecimento geocientífico ao público, o MCTer expôs parte de seu acervo, exibindo fósseis, rochas minerais e fantasias de dinossauros. Além disso, apresentou as Ciências da Terra de forma lúdica e acessível. Os jovens participaram de interações com as peças expostas, brincadeiras e bate-papos sobre a temática abordada.

 Crianças interagem com fósseis do MCTer 

Crianças interagem com fósseis do MCTer

A realização foi direcionada ao público infanto-juvenil da Vila Olímpica e de escolas próximas, além do público em geral. Para comportar todos os visitantes, as atividades ocorreram entre os períodos da manhã e tarde.

Segundo Rodrigo Machado, responsável pelo Museu em Movimento, a relevância da ação está na inovação e na presença em uma área com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) extremamente baixo, com grande vulnerabilidade social.

Machado ressaltou “a importância de mostrar que tanto o conhecimento científico, quanto o Museu são de todos, não apenas de uma parte restrita da população”. Ele considera a iniciativa uma “ação ativa de disseminação de conhecimento.”

Idealizada pela coordenação do Educar pelo Esporte, a iniciativa integrada entre Vila Olímpica Seu Amaro e o MCTer estava sendo planejada desde abril. Tendo em vista o sucesso da parceria, as organizações estudam a realização de novas atividades” conjuntas.

Amanda Rosa
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil – CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

 

fonte:https://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Museu-de-Ciencias-da-Terra-participa-do-projeto-Educar-Pelo-Esporte-7408.html

A reportagem foi  publicada no site do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, no dia 08 de junho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.